quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Leite

- Eu não gosto de leite, ponto!
- Mas Mariana, quando tu for velhinha tu vai ter problemas com os ossos.
- Quando eu for velhinha eu vo tomar mais um remédio pros ossos.
Eu nunca fui muito fã de tomar leite. Quando criança e tinha que tomar o gagau [ooooooun] sempre tinha que ganhar algo em troca: chocolate, sorvete.. o que fosse!
Quando fui pra escola e descobri que manteiga, danoninho, queijo e toddynho [ok, acho que o último não se encaixa muito nessa lista] tinham certa ligação com leite eu começava a evitá-los. Viramos inimigos mortais, o leite e eu. E como fiquei esperta ao passar dos anos, passei a exigir ceral (o Crunch OBVIO), nescau (power OBVIO) etc etc, pra poder toomar aquela coisa.
Quando eu tinha uns 12 anos, ouvindo a conversa da minha mãe com uma amiga quefeio que dizia: - A fulana (filha da mulher) foi criada só no leite moça, e hoje em dia é muito saudável. Foi como um Boom! em minha gananciosa vida eu era magrela e precisava tomar leite.. a fulana era morta de gorda e segundo a mãe dela "saudável por causa do leite moça". Infelizmente minha mãe não caiu muito nesse meu argumento, comprou 2 litros de Biotônico Fontora (lembra dele? B-A-BÁ B-E-BÉ B-I-BÍotonico Fontoora) e me empurrava o maldito leite e seus derivados.

O meu ódio só aumentava ao passar dos anos...
Quando descobri os prazeres do vinho e do Mc Duplo, passei a aceitar uma pequena porção de queijo, por ser extremamente necessário... mas sempre terminava ou começava dizendo: - Eu odeio isso!
Eis que na última virada de ano, minha mãe resolveu fazer algo diferente: ficar em casa. Se ilude quem achou que ficamos lá, todos de branco sentados, comendo, bebendo, fritando na pista de dança/garagem.. mamãe resolveu fazer uma perignação pela vizinhança.. Lá pela 20ª casa, ofereceram-nos vinho e mil queijos. Usei minha fala comum: -Não como queijo, obrigada. Mas eis que todas as mães e vós presentes me viraram e olharam pra mim com um ar de reprovação com uma intensidade que eu não esperava. E me fuzilaram sem dó nem piedade: - Como não menina? Quantos anos você tem? Nem leite ninho nem nada? Já tá tomando reposição de cálcio? Ihh.. quando tiver da minha idade, tadinha de ti.. espero que tu tenha um bom marido pra cuidar de ti e dos teus filhos... Continuei firme com o meu sorrisinho amarelo: - É pois é.. Mas eis que uma das mulheres que é médica se destacou e disse: - Que nada.. Já ouviu falar que osteoporose está dando em criança e adolescentes agora?
Congelei.
Bateu um ventozinho de nada e meus ossos pareceram bem mais frágeis.. Começava uma dorzinha lá do fundo..
- Huumm.. é mesmo? (falei como se não tivesse me abalado)
- É. E mudou de assunto.
É? É? ÉÉÉ? QUE PORRA DE É? fim de peregrinação pra mim.. Fui pra casa.
Abri o armário, dei de cara com o Ninho. Peguei um copo grande, coloquei água, 4 garfadas gigantes, bati, nada de açúcar, fechei os olhos e tomei.
Era uma delícia. Aquela porra que eu desprezei durante anos era uma delícia. Lambi a beirada do copo (porque o leite gostoso é o que sobra na beirada do copo..) e abri os olhos. Muito bom!
Desde lá eu tenho tomado vários copos de leite ninho... só não sei com que cara eu vo dizer que agora eu AMO leite.

Um comentário:

Luisa Pinheiro disse...

Como você vivia sem leite? Não gosto de tomar leite puro, mas AMO queijo, nescau, café, ahhhh... E sabe o pior? Eu tive intolerância à lactose quando era guria e agora a intolerância simplesmente voltou! Então pra tomar alguma coisa com muito leite, tenho que estar disposta a passar mal.. um saco!
beijo