sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Costumes hereditários

Faz parte do ser humano cultivar costumes, herdados de pai, mãe, avó, tio ou dos novos astros da MTV.

 (formadores de opinião)


Quando estou de férias tenho o costume de ler jornal assim que acordo.

FADE IN

Mariana Acordando CENA 1

30min pra levantar. Batem na Porta.
Rafabel diz: - Tá na hora de acordar titia, o sol já nasceu.
Mariana - Resmunga qualquer coisa e vira pro lado.
Rafael cutuca ela até ela levantar.

FIM DA CENA.

CENA 2.

Mariana se arrasta até o banheiro onde lava o rosto e escova os dentes.
Faz café e e ler jornal.

SEMPRE os mesmos cadernos do jornal: Capa, Cidades, Bem Viver.

FADE OUT.


Sei que como estudante de jornalismo não deveria ler só esses cadernos, mas quando chego no trabalho leio os demais.

Ler jornal de manhã tomando café é um costume herdado da minha avó.


Nem sempre os costumes são herdados de forma linear... As vezes pode acontecer de vir de traz pra frente ou de coisas que você nem percebe.

Minha mãe pegou o costume americano de comprar ALL STAR pra mim e pro meu irmão quando eramos pequenos. Pedia pela loja de importados que trabalhava. Somente depois de 21 anos eu tive meu primeiro tenis que não fosse all star, um puma rosa e branco.

Fato é que hoje, quem usa all star é meu pai. Ele roubou esse costume de mim. Estampados, azul, preto, marrom, vários! E eu? um Puma que dificilmente sai do armario!

Ler, ter preguiça de arrumar a cama, ser louca pelo Chico, ser jornalista, gostar de politica, de escrever, ter estudado nas escolas que eu estudei... Tudo não passou de um costume, que provavelmente será passado a  outros partir daqui, porque a vida não tem como acontecer sem eles, sendo hereditários ou não.

(O costume DELES ainda está proibido de ser seguido, ok?)

Um comentário:

Unknown disse...

Dona Mari mais afetiva do que de costume. É o amor, é Rafabel, é Chico, é a vida.

Beijos saudosos meus.