sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pronomes de Tratamento

Quando estamos na escola (e também na faculdade, caso você faça Letras) aprendemos os Pronomes de Tratamento, aquele papo de Eu, Tu, Ele.. Vossa Senhoria, Reverendíssimo e por aí vai... Mas eis que ontem, ao jantar com o meu pai, percebi que as gerações masculinas de minha família costumam usar os P.T. diferenciados, de acordo com a sua época.

Por exemplo:
Quando meu avó vai ligar para algum lugar ou comentar algo sobre alguém ele chama a pessoa de Camarada. O Tratamento é usado tanto para homem quanto para muher, tipo: O Camarada disse que amanhã é que saí o pagamento de todo mundo. Ooou: A Camarada ainda riu do menino que caiu! Não importa o quanto eu diga pro vovô que "camarada" saiu de moda, ele continua usando!

Meu pai tem mania de atender o telefone chamando de Super. Tipo: Faaaaaala Super, resolveu aquelas broncas? Broncas é outra gíria muito usada pelo meu pai, além de Capital e outros neologismos do momento.

Para o meu irmão ninguém tem nome, todo mundo é Mano. Se fosse contar quantos Manos nós temos dava pra encher meu bairro na boa. Leke, Da hora, Paradas, Bronx e outras mil gírias que só os Manos falam.

Meu sobrinho pequenininho já chama de Amiguinhos ou Melhor Amigão. Além de criar mil gírias em um inglês que só ele conhece como Shelbi.

Se expressar dentro das normas cultas está totalmente no meu padrão. Eu só uso português extremamente correto, e os meus pronomes de tratamento são empregados de forma exemplar. Não uso gírias, NUNCA! Decorei a gramática inteira... [contéudo duvidoso]

Nenhum comentário: