sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Medos

Falta quase um mês pra voltar as aulas e eu começo a me preocupar. Ano letivo além de provas, trabalhos e aulas tem a pré-aula, que é algo que me deixa bastante nervosa.
Já falei aqui que sou cheia das manias e que faço as coisas dormindo, o problema é quando se junta essas duas coisas, e é exatamente o que ocorre no que eu chamo de "pré-aula".
Ao contrário das férias, demoro muito pra levantar, uns 10.. 15 minutos eu consigo me arrastar (literalmente) da cama.. (depois que li Metamorfose do Kafka, me senti exatamente como Gregor se delocando de um canto pro outro). Me dirijo pro banheiro, e durmo no chuveiro. É, ligo o chuveiro e durmo em pé, com água gelada caíndo ou não eu durmo lá! Mais uns 5 minutos pra acordar.. tomo banho, me arrumo, tomo café e saiu pra parada de ônibus.. É quando entro no ônibus lotado que ataca um dos meus medos: Será que eu tô com os dois lados da mesma havaiana? Eu fico muito tensa, tento desviar meu pé do dos outros pra olhar um por um e certificar que são da mesma cor e modelo. É um alívio! Mas que infelizmente dura pouco... Quase na metade do caminho me dá mais uma crise e eu me pergunto: Será que eu passei desodorante? esse é um dos meus maiores medos, feder! Me desespero, tento lembrar de alguma forma... disfaçar e cheirar minhas axilas é impossível: primeiro porque se eu tirar o braço do ferro de cima já era pra mim, perdi meu lugar no busão e na próxima freiada eu voo, e outro porq meus desodorantes são sem cheiro. É tenso. Cansei de ligar pra amigas e falar: fulana leva desodorante pra mim que eu não lembro se eu passei? E depois de uns minutos lembro que logo depois do banho eu passei, um novo alívio.
Como as neuras pessoais estão se esgotando, começa outra: E se mudou a rota do ônibus e ele não passa mais na UFAM? eu sei que eles dariam um jeito de avisar, ia sair no jornal e tudo mais.. mas vai que nesse dia que saiu ninguém de casa leu essa parte do jornal?! Não desgrudo os olhos da janela, porque eu tenho que ver até onde eu reconheço o caminho.
Finalmente chego na UFAM, quando desço do Integração meus olhos congelam. Que roupa eu vim? Será que eu não me confundi e coloquei de volta o pijama? Corro pro banheiro e do uma olhada, tentando ser discreta.
Entrar na sala de aula pra mim, é quase um vitória. Superei minhas neuras! O que vem depois já é lucro.
Acho que isso ajuda um pouco a entender porque durante o ano letivo quero arrancar meus cabelos e como no Macunaíma, fazer uma rede. Me jogar em um hospício que nem no Alienista. Ir pra Pasárgada como o Bandeira... Credo, e isso já me lembra das provas de literatura... Mas isso já são outras neuras e outros medos..


(eu pensando)

Nenhum comentário: