terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Enígma

Tudo sobre minha mãe, esse deveria ser o titulo desse post.

Calma! Não tem nada haver com o filme do Almodóvar (até porque EU NAO SOU CINÉFILA e nao sei nada da vida\estilo de ninguém)... Mas sim sobre esse ser que a cada dia eu conheço um pouco mais: Minha mãe.

 (sorry, não foi dessa vez quirido)

Ficha técnica:
Nome: Maria.
Idade: -
Filhos: 2
Estado civil: divorciada.

(Ela)

Minha mãe sempre foi uma caixinha de surpresas... Não que ela não conte nada pra gente, mas que cada vez que a gente convive descobre mais uma história dela.

Ela sempre foi mulher muderna. Lavar, passar, cozinhar? Isso é muito pouco para quem podia carregar os mundos com as mãos... E assim se passaram os anos de juventude dela cheios de vestidos longos, coleção de armação de óculos coloridos, livros e bate-papos na UFAM.

Até aí tudo ok... Mulheres que queimavam o sutiã eram comuns na época. O problema é quando chegam as informações que nós não conheciamos... Normalmente, em presença de amigos, em conversas livres e bestas, onde surgem declarações como:

- Japonês? Eu sei falar um pouco!

OI? Mãe... DESDE QUANDO A SRA SABE FALAR JAPONES?

- Desde quando eu fazia judô ora bolas.



Sua mãe fez judô? Sua TIA fez judô? A minha fez.


------
Ou quando estávamos estudando...

- Meninos, estão estudando hoje pra que?
- Ditadura Militar.
- Aaaaaaaah Ditadura Militar... Aquela desgraça! Quantas vezes eu tive que sair correndo pra não ser pega pixando os muros contra eles.



Sua mãe pixava muros? A minha sim.

-----

Ou assistindo TV.

- Nao acredito que o fulano se elegeu de novo!
- Quem Mari? Aaaaaaaaaaah o Fulano? Ele sempre foi assim cafageste! Lembro das greves da UFAM quando sentávamos no HALL pra ler poesias e ouvir violão, e ele sempre foi assim, nojento!


Sua mãe conviveu com políticos corruptos na faculdade? A minha sim.

-----

Ou acompanhando coberturas históricas

- Aeeeee Lula venceeeeeu!
- (lágrimas) Quem diria... Dias e noites construindo o PT aqui no Amazonas... Tantas coisas passamos na época!


Sua mãe... ahn.. Enfim.

-----

 
Ou comentando sobre coisas:

- Mãe, quero morar em Paris.
- Minha filha, ali dentro do meu armario tem um livro da época em que eu estudava Francês... Pega lá pra gente começar a dar uma treinada.


-----

 
Ou ouvindo música

- Escuta essa música nova mãe!
- Nova? Essa é uma regravação do Luiz Melodia: Laralarlalarará.


Eis que a idade chegou e as dificuldades também e minha mãe teve que largar esse mundo todo.
Aprendeu a cozinhar, comprou uma máquina de lavar, passou a ter menos tempo pra ler...
Os óculos deixaram de ser coleção e as cores passaram a vir na comida (arroz, macarrão, tortas MULTICOLORS são comuns).
Mas de vez enquando aprece outra novidade que não sabiamos...

(mãe?)

Nenhum comentário: